quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Plano de aula - O escravo negro no Brasil

Plano de aula 
O escravo negro no Brasil 

1. Tema: O escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano. 

2. Objetivos: 2.1 Objetivo Geral: 
• Problematizar o conceito de escravidão durante os períodos colonial e imperial no Brasil.

 2.2 Objetivos específicos:
• Conhecer os diversos sujeitos históricos. 
• Analisar o cotidiano dos escravos negros nos ambientes urbano e rural, no que tange às atividades exercidas, os costumes, os castigos realizados contra eles e as resistências. 
• Identificar os fatos que levaram à abolição da escravatura. 

3. Conteúdos: • O que é ser escravo. 
• Trabalho escravo: período colonial e imperial. 
• As principais atividades exercidas pelos escravos negros nos ambientes urbano e rural. 
• Os costumes e os castigos. 
• Resistências. 
• Os Quilombos. 

4. Metodologia: 
“ Tudo quanto o homem diz ou escreve, tudo quanto fabrica, tudo em que toca pode e deve informar a seu respeito. ” A frase do historiador francês Marc Bloch (1886-1944) mostra como é ampla a noção de documento ou fonte para o ensino de História: filmes, músicas, charges, folhetos de cordel, jornais, livros... Diante da variedade de fontes que podem ser utilizadas nas aulas de História, pontuo a escolha de folhetos de cordel na discussão do conteúdo “ O escravo negro no Brasil Colonial e Imperial. Para lidar com a multiplicidade de linguagem à sua disposição, o professor precisa assumir uma postura interdisciplinar, com uso didático de diferentes suportes e inovação metodológica. Lembrando que esses diferentes suportes devem ser utilizados para atingir o aprendizado crítico do aluno em relação ao conteúdo proposto e não somente para complementar o que foi narrado no livro didático. A partir da leitura do conteúdo apresentado a aula seguirá da seguinte forma: 
• Num primeiro momento, para introdução da aula, será feita uma discussão sobre o conceito do que é ser escravo a partir do entendimento que os alunos têm em relação a esse termo. 
• Após a problematização inicial será tratado o conteúdo, através da projeção de slides, com o resumo dos tópicos elementares tratados no livro didático e apresentação do vídeo “ Escravidão no Brasil”.
 • Após essa fase, os alunos interpretarão o cordel de Medeiros Braga, O Quilombo de Manuel do Congo”, os alunos farão as considerações escritas e as considerações orais serão feitas no decorrer da aula. 
• Para concluir a aula, será solicitado aos alunos a produção de um cordel com a participação de todos os alunos e professor sobre a temática abordada. 

5. Recursos: 
• Projetor multimídia 
• Notebook 
• Livro didático 
• Folheto de cordel 

 6. Referências: 
SCHIMIDT. Mario Furley. Nova história crítica. Volume 2. São Paulo: Nova Geração, 1999. Obra em 4 volumes para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. 
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História do Brasil; Colônia. Edição renovada. Volume 1. São Paulo; FTD, 1997. Ensino Médio. 
 FONSECA, Selva Guimarães. Didático e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP. Papirus – 2013. 
 BRAGA, Medeiros. O Quilombo Manoel Congo: a saga de um guerreiro. Cordel. 2010. 

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