Plano de aula
O escravo negro no Brasil
1. Tema:
O escravo negro no Brasil Colonial: tráfico e cotidiano.
2. Objetivos:
2.1 Objetivo Geral:
• Problematizar o conceito de escravidão durante os períodos colonial e
imperial no Brasil.
2.2 Objetivos específicos:
• Conhecer os diversos sujeitos históricos.
• Analisar o cotidiano dos escravos negros nos ambientes urbano e rural,
no que tange às atividades exercidas, os costumes, os castigos realizados
contra eles e as resistências.
• Identificar os fatos que levaram à abolição da escravatura.
3. Conteúdos:
• O que é ser escravo.
• Trabalho escravo: período colonial e imperial.
• As principais atividades exercidas pelos escravos negros nos ambientes
urbano e rural.
• Os costumes e os castigos.
• Resistências.
• Os Quilombos.
4. Metodologia:
“ Tudo quanto o homem diz ou escreve, tudo quanto fabrica, tudo em que toca
pode e deve informar a seu respeito. ” A frase do historiador francês Marc Bloch
(1886-1944) mostra como é ampla a noção de documento ou fonte para o ensino
de História: filmes, músicas, charges, folhetos de cordel, jornais, livros...
Diante da variedade de fontes que podem ser utilizadas nas aulas de
História, pontuo a escolha de folhetos de cordel na discussão do conteúdo “ O
escravo negro no Brasil Colonial e Imperial.
Para lidar com a multiplicidade de linguagem à sua disposição, o professor
precisa assumir uma postura interdisciplinar, com uso didático de diferentes
suportes e inovação metodológica. Lembrando que esses diferentes suportes
devem ser utilizados para atingir o aprendizado crítico do aluno em relação ao
conteúdo proposto e não somente para complementar o que foi narrado no livro
didático.
A partir da leitura do conteúdo apresentado a aula seguirá da seguinte
forma:
• Num primeiro momento, para introdução da aula, será feita uma discussão
sobre o conceito do que é ser escravo a partir do entendimento que os
alunos têm em relação a esse termo.
• Após a problematização inicial será tratado o conteúdo, através da
projeção de slides, com o resumo dos tópicos elementares tratados no
livro didático e apresentação do vídeo “ Escravidão no Brasil”.
• Após essa fase, os alunos interpretarão o cordel de Medeiros Braga, O
Quilombo de Manuel do Congo”, os alunos farão as considerações
escritas e as considerações orais serão feitas no decorrer da aula.
• Para concluir a aula, será solicitado aos alunos a produção de um cordel
com a participação de todos os alunos e professor sobre a temática
abordada.
5. Recursos:
• Projetor multimídia
• Notebook
• Livro didático
• Folheto de cordel
6. Referências:
SCHIMIDT. Mario Furley. Nova história crítica. Volume 2. São Paulo: Nova
Geração, 1999. Obra em 4 volumes para alunos de 5ª a 8ª séries do Ensino
Fundamental.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História do Brasil; Colônia. Edição renovada.
Volume 1. São Paulo; FTD, 1997. Ensino Médio.
FONSECA, Selva Guimarães. Didático e prática de ensino de História:
experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP. Papirus – 2013.
BRAGA, Medeiros. O Quilombo Manoel Congo: a saga de um guerreiro.
Cordel. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário